Teshuvah - Significado e Origem do Teshuvaísmo
Introdução ao Teshuvaísmo - Texto 1
Teshuvah - Significado e Origem do Teshuvaísmo
Teshuvá (ou Teshuvah): É uma palavra hebraica que deriva da raíz shuv, que significa ‘voltar-se’ ou ‘retornar’.
“Disse Yahuh, então, a Yah'akov [Jacó]: Voltes [shuv] para a terra de teus pais e para a tua parentela; e Eu serei contigo.”
↓
Bereshit/Gênesis 31.3
1. A Raíz
a) Retornar ao Eterno Yahuh:
“Digais-lhes: eis o que diz o SENHOR dos Exércitos: Volteis [shuvu] a Mim – diz o SENHOR dos Exércitos – e Eu voltarei [ve’ashuv] a vós — diz o SENHOR dos Exércitos.”
↓
Zechariyah/Zacarias 1.3
b) Deixar a transgressão:
“E quando o ímpio se converter [uve’shuv] da sua impiedade, e praticar a retidão e a justiça, por estas viverá.”
↓
Yechezkel/Ezequiel 33.19
Shuv pode referir-se a “voltar a algo”, e neste caso “voltar ao Eterno Yahuh”; ou “voltar-se de algo” — no sentido de deixar alguma coisa, como se refere aqui na questão da transgressão (pecado).
O sentido antigo da palavra shuv, no proto-sinaítico (de onde vem o hebraico), é “apressar-se para a segurança da casa (do lar)”. Teshuvá, portanto, é a volta para um lar seguro. E isso significa dizer que praticar a Teshuvá Cristã é voltar-se para o cristianismo primitivo, de acordo com a doutrina teshuvaíta, e deixar a transgressão cometida contra a Nova Aliança (lei de Jesus Cristo).
“Contudo o Meu povo se tem esquecido de Mim, queimando incenso aos inúteis; fizeram-se tropeçar nos seus caminhos, e nas veredas antigas, para que andassem por atalhos não aplainados.”
↓
Yermiyahuh/Jeremias 18.15
As veredas antigas são o cristianismo primitivo, o cristianismo anterior ao século IV. E a casa segura é Jesus Cristo. Portanto, teshuvá é a restauração da doutrina cristã anterior ao século IV, a qual foi rejeitada no Concílio de Nicéia em 325.
Essas veredas se referem aos preceitos de Cristo, os quais já tinham sido revelados a Noé, e são anteriores à Lei de Moisés (por isso não precisamos guardar a Antiga Aliança, pois foi abolida).
Teshuvaísmo é a vertente do cristianismo que defende a Restauração da Igreja, isto é, o retorno à doutrina, à liturgia e à tradição da Igreja primitiva, a qual se estende desde o ano 33 d.C. até o ano 300 d.C..
Resumidamente, teshuvá significa “deixar a transgressão contra a Nova Aliança (lei de Cristo), voltar-se para Deus e aderir à doutrina cristã primitiva pregada e ensinada no teshuvaísmo”.
Em Cristo,
Pf. Tiago Reggio.
Comentários
Postar um comentário